Blog & Co.
Os Temperamentos
01 de janeiro
Às vezes ouvimos a expressão: É a natureza da pessoa que é assim e não muda. O que seria esta natureza de cada um de nós?
Hipócrates e Aristóteles, os gregos famosos, descreveram esta natureza de cada um como sendo o temperamento, ou seja, a característica psíquica inerente a personalidade de cada um de nós.
Outros autores descrevem como a tendência do humor de cada indivíduo ou, ainda, como o modo de reação e sensibilidades inatas a pessoa em relação ao mundo.
Já os psicólogos modernos falam em traços de caráter da pessoa.
De qualquer forma, a classificação dada pelos gregos ainda se encaixa nos dias de hoje. Diziam que existem 4 temperamentos básicos que seriam.
O colérico, ligado ao elemento fogo; o melancólico, ligado a terra; o fleumático, ligado a água e o sanguíneo, ligado ao ar.
Estas características de personalidade começam a aparecer na infância, amadurecem na adolescência e por volta da segunda década de vida o temperamento definitivo se revela claramente.
Isto significa que os traços de personalidade não mudam, ou seja, quando conhecemos uma pessoa e decidimos compartilhar a vida lado a lado, como no casamento, temos que ter bem claro que o outro não vai mudar, mas sim acentuar aquilo que já é característico nos seus traços de personalidade.
Dr. Luiz Razzante Jr.
De Bem com a Vida